segunda-feira, 5 de outubro de 2015

0

Crianças Protagonistas

Muitas pessoas não gostam de crianças atuando, pois nem sempre são bons atores, mas ás vezes o filme acerta em cheio ao usar crianças que são responsáveis por litros de lágrimas derramadas pelo mundo. Fiz uma pequena seleção de filmes com crianças como protagonistas, como escolhi filmes de drama fica excluído filmes de comédia e aventura como “Os Batutinhas” e “Gonnies”.

 My Girl (Meu Primeiro Amor) - 1991
Claro que um filme estrelado por Macaulay Culkin antes das drogas não poderia faltar desse lista. Com certeza você já deve ter assistido a esse clássico da sessão da tarde que sem duvida fez você chorar.
Vada é uma garota solitária, sem mãe com um único amigo, Thomas. Durante um verão os dois se tornam amigo e Thomas é responsável pelo primeiro beijo de Vada e posteriormente sua transição para adolescência.
A beleza do filme está na sua forma direta de tratar os problemas da vida que tando adultos como crianças passam. De forma delicada o filme tem o necessário para uma boa história.
“Saia daqui! E não volte por cinco ou sete dias!”

Pay It Forward (A Corrente do Bem) - 2000
Da mesma forma que Culkin, Haley J. Osment é definitivamente um garoto prodígio de Hollywood, poderia ter incluído Inteligência Artificial na lista, mas como ele tem muita Ficção Científica preferi deixar de fora.
Desafiado por seu professor de estudos sociais a pensar como mudar o mundo, Trevor cria um projeto em que ele iria ajudar três pessoas de qualquer forma que conseguisse e ele falaria que essas pessoas deveria ajudar outras três como forma de pagamento criando assim uma corrente de boas ações.
O filme traz uma reflexão de que não basta você querer fazer algo de bom, você deve fazer. O mundo não muda por aqueles que sonham em mudanças, e sim, por aqueles que trabalham pela mudança.
“Porque elas[as pessoas] meio que desistem. E quando isso acontece, todo mundo perde.”

The Cure (A Cura) - 1995
Este filme é um pouco mais desconhecido do que os outros da lista, porém isso não tira a qualidade do filme.
Dexter tem 11 anos e contraiu HIV por uma transfusão de sangue, muitos da cidade mantém distância do garoto por conta disso. Erik que era seu vizinho quebra a barreira do preconceito e torna amigo de Dexter, os dois tentam de todas as formas possíveis encontrar a cura pra doença.
The Cure é um filme incrível que trata de dois grandes temas: A amizade pura e honesta dos dois garotos e o preconceito de uma sociedade causado pela ignorância em ralação a AIDS.
“[Fingindo choro] Doutor, meu amigo...Acho que ele morreu, não sei o que fazer.”

Flipped (O Primeiro Amor) - 2010
Não é o filme mais emocionante da lista porém foi uma obra bem feita que merece ser assitida por toda família
Juliana e Bryce são vizinhos desde os sete anos, e desde então ela sempre foi apaixonada por ele, aos poucos Bryce vai mudando sua opinião por sua vizinha e cada vez mais ele não consegue ficar sem pensar nela. O problema é que o inverso acontece com a garota.
A forma que o filme foi feito é muito interessante pois ele relata os mesmos acontecimentos através da visão da garota e da visão do garoto, e vemos claramente a forma que cada um pensa.
“De uma forma o silêncio nos conectava de uma forma que as palavras nunca poderiam conectar.”

Stand By Me (Conta Comigo) - 1986
Um clássico do cinema e indicado ao Oscar não poderia faltar nessa lista
Em 1959 quatro jovens saem para uma aventura, eles iriam procurar o corpo de um jovem que estava desaparecido mais de três dias na mata, eles não esperavam que essa viajem se tornaria em uma jornada de auto descoberta.
O interessante desse filme é que ele não infantiliza os personagens do filme, a história é bem original sem os clichê básicos de filmes no estilo e o final dado aos personagens é tão realista que quebra o paradigma do felizes para sempre de Hollywood.
“Eu nunca tive nenhum amigo como aqueles que tive quando tinha doze anos. Jesus, não é assim com todo mundo?”

Sabe de algum filme que deveria ter entrado na lista? Conta nos comentários aí.

0 comentários:

Postar um comentário