sábado, 21 de março de 2015

3

Resenha: O Chamado do Cuco


Título: O Chamado do Cuco
Original: The Cockoo's Calling
Autor: Robert Galbraith ( J.K. Rowling)
Tradutora: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Páginas: 448
Sinopse: Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho – “O Chamado do Cuco” é um livro extraordinário, do autor Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling). Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma singular série de mistério.

  Fama, dinheiro, festas, glamour e paparazzis. Tudo isso fazia parte a rotina de Lula Landry, mesmo com a vida que muitas garotas matariam para ter a super modelo supostamente pula da sacada de seu apartamento no meio da noite. Cuco, como era chamada pelos seus amigos, tinha de lidar com todos os problemas que a vida glamorosa trás, ela não sabia em quem confiar, tinha um relacionamento inconstante com o namorado famoso, uma família adotiva problemática e a mãe biológica recentemente encontrada. Assim, e como todos os indícios pareciam comprovar, a polícia declarou suicídio. Não satisfeito com o resultado das investigações, John Bristow, irmão de Lula procura Cormoran Strike, detetive particular e veterano de guerra, para investigar a morte da irmã.

  Conhecemos então nosso personagem principal, Strike não está na melhor fase de sua vida e precisa muito do caso para poder pelo menos pagar o aluguel, juntamente com ele somos apresentados a Robin Ellacott, secretária temporária do detetive, inteligente e dedicada, a cada vez mais se envolve com a vida de detetive. Personagens reais, Robin e Strike evoluem aos poucos de um relacionamento cordial para uma parceria que causa grandes expectativas dos (recentes) fãs.

  Como plano de fundo, a cidade de Londres é ricamente detalhada durante a busca da verdade sobre a morte de Lula Landry. A descrição dos cenários e dos personagens é bastante explorada mas não chega ao exagero, deixa espaço para que o leitor complete as lacunas com sua imaginação. Aos poucos personagens de todas as classes começam a aparecer e é possível perceber críticas sociais sobre os abusos dos tabloides ingleses. O mais interessante de todo suspense consiste em como ele é revelado, não vemos resoluções mirabolantes ou explicações genais de Strike, assim como todo o livro a resolução do mistério é tão simples quanto incrível.

  Escrito por Robert Galbrath, também mais conhecido por J.K. Rowling, a história é contada de forma cativante e mostra que se o motivo de escrever sob um pseudônimo era insegurança, a criadora de Harry Potter provou que seu primeiro romance policial tem capacidade e potencial para se tornar uma série de sucesso. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Rocco, que fez um lindo trabalho com a arte da capa e com tradução de Ryta Vinagre (Saga Crepúsculo), o livro já chegou nas livrarias brasileiras com o seu maior mistério resolvido: a verdadeira identidade de seu autor. Se você procura por Harry Potter nas páginas de O Chamado Do Cuco vai se deparar com uma escrita mais madura porém igualmente envolvente, com esse livro Rowling mostra que não é trouxa e estreia com pé direito suas aventuras policiais.

3 comentários:

  1. Eu tenho o livro mas ainda não li. Acho que agora vou pegar pra ler. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ler esse livro, mas não sei o motivo que me fez perder o interesse.. quem sabe um dia leio, né? haha
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Fiquei com ele muito tempo na estante também! Mas vale a pena viu? Depois que comecei não parei até terminar hahaha.
      Obrigada pelo comentário ^^,

      Excluir